Habilidades

Habilidades é uma mecânica de jogo introduzido na Geração III, que pode oferecer vantagens e desvantagem ao usuário, nem sempre as habilidades pode ajudar, também pode prejudicar a si mesmo, como por exemplo a habilidade: Defeatist, habilidade exclusiva do Archen e sua evolução Archeops; basicamente se resume num simples efeito: se seu HP estiver baixo, tal habilidade ativará, fazendo assim reduzindo seu Attack e Sp. Atk pela metade. Obviamente sendo uma habilidade prejudicial. 

Alguns Pokémon possuí múltiplas habilidades possíveis, sendo duas habilidades normais, e a terceira sendo Hidden Abilities (Habilidades ocultas), elas são raras, e costuma ser bem difícil de um Pokémon vim com a mesma. Hidden Abilities foram adicionadas na Geração V.

Além da Evolução, há duas maneiras para Pokémon para mudar Habilidades de forma permanente. Uma maneira é se o Pokémon tem diferentes formas, com diferentes habilidades. A outra maneira é através da Ability Capsule, que foi introduzido na Geração VI. Além desses métodos, durante a batalha, Pokémon também pode alterar a sua capacidade através da Mega Evolução ou Reversão Primal, e certos movimentos e habilidades também pode alterar a capacidade de um Pokémon.

Além de efeitos na batalha, algumas habilidades também têm efeitos fora da batalha.

Antes da Geração V, o slot de habilidade que um Pokémon Egg teria quando ele se chocar foi deixado ao acaso, resultando numa probabilidade de 50% de ter qualquer slot. Desde a Geração V, mecânicas especiais têm sido introduzidos.

Começando em Pokémon Black & Pokémon White, Pokémon do sexo feminino com Hidden Abilitie têm 60% de chance de passar a Hidden Abilitie para o bebê, quando criados com um Pokémon do sexo masculino a partir do mesmo Egg Group. Na Geração VI, este foi alargado de modo a que homens e Pokémon genderless com uma Hidden Abilities também possa passá-lo para baixo se eles são criados com Ditto. A chance do bebê tendo ou Habilidade não-oculto é de 20% cada.

A partir de Pokémon Black 2 & Pokémon White 2, há uma chance de 80% de que a Pokémon do sexo feminino serão passados para o bebê quando foi cruzado com um Pokémon do sexo masculino a partir do mesmo Egg Group. A partir da Geração VI, essa chance é genericamente aplicada a qualquer pai ou mãe não-Ditto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário