Satoshi Tajiri

 
Nascimento: 28 de agosto de 1965 (51 anos);
Nacionalidade: japonês;
Local: Machida, Japão;
Área de atuação: character designer;
Trabalho que se destacou: Pokémon;
Organização fundada: Game Freak.


Muitos se perguntam quem é esse Satoshi Tajiri? O que ele faz da vida? Qual a importância do mesmo? Satoshi Tajiri nada menos é que um designer de jogos eletrônicos, e mais conhecido como o criador de Pokémon e o fundador da Game Freak.

Muitos se perguntam quem é esse Satoshi Tajiri? O que ele faz da vida? Qual a importância do mesmo? Satoshi Tajiri nada menos é que um designer de jogos eletrônicos, e mais conhecido como o criador de Pokémon e o fundador da Game Freak.

  • Biografia de Satoshi Tajiri:
O incrível criador do maior fenômeno de marketing durante esses anos era um daqueles azarados que ninguém pensava que iria ter sorte na vida. Satoshi passou a adolescência trancado dentro de casas de fliperama e não dava nenhuma importância em fazer faculdade ou algo do tipo. No início da década de 90 ainda necessitada de dinheiro emprestado de seu pai. Aos 34 anos de idade, Satoshi trabalhava em esquema de plantão médico: passava 24 horas seguidas trabalhando e depois dormia durante 12 horas seguidas. Nascido num subúrbio de Tokyo, o inventor do game Pokémon adorava passar seu tempo colecionando insetos em regiões que tinha lagos e árvores. Amava tantos os insetos que seus colegas o apelidaram de ''Doutor inseto''. A medida que a cidade foi se desenvolvendo e os besouros foram sumindo de pouco em pouco, Satoshi foi desenvolvendo uma nova paixão: videogames. Passava tantas horas jogando Space Invaders, que seus pais chegaram a ficar desesperados, mas realmente o hobby estava virando algo sério na sua vida: como na época não havia mídia sobre assuntos, ele e alguns amigos lançaram uma revista sobre games, e no final acabou dando certo, que chegou a ser vendida 10 mil cópias. Seu próximo passo foi inventar seu próprio jogo, quando a Nintendo lançou o famoso Game Boy na época, Satoshi teve uma ideia: lembrou dos besouros e insetos que colecionava e pensou em bichos se movimentando pelo jogo, e com isso misturou todas suas ideias e memórias do passado para assim criar Pokémon. Depois de diversas fases, a Nintendo resolveu lançar seu jogo, que resultou em um enorme sucesso para Satoshi Tajiri, na qual marcou seu sucesso nos dias de hoje.

(O nome dado ao protagonista do anime Pokémon foi em homenagem ao Satoshi)
O criador do maior fenômeno de marketing dos últimos tempos é um desses azarões que ninguém achava criador recque ia dar certo na vida. Passou a adolescência enfurnado em casas de fliperama e não quis saber de fazer faculdade. No início da década de 90, ainda precisava pedir dinheiro emprestado para o pai. Águas passadas. Aos 34 anos, Satoshi Tajiri trabalha em esquema de plantão médico: passa 24 horas seguidas no batente e depois hiberna por 12 horas. “É melhor ficar acordado dia e noite para ter idéias”, explicou Tajiri em entrevista à revista Time.
O inventor do game Pokémon nasceu num subúrbio de Tokyo, numa época em que a região tinha árvores e lagos. Quando criança, seu passatempo preferido era colecionar insetos. Era tão louco pelos bichinhos que acabou ganhando dos amigos o apelido de “Doutor Inseto”. À medida que a cidade crescia e os besouros rareavam, Tajiri foi trocando seus dias de entomologista por uma nova paixão: videogames. Para desespero dos pais, passava horas jogando Space Invaders. Mas o hobby foi virando coisa séria: como não havia mídia especializada no assunto, ele e alguns amigos lançaram uma revista sobre games, escrita à mão e fotocopiada. Apesar da precariedade, a publicação chegou a vender 10 mil cópias. O passo seguinte foi inventar seus próprios jogos. Quando a Nintendo lançou o Game Boy, o eletrônico portátil que pode ser conectado a outro por um cabo de comunicação, Tajiri teve o estalo. Lembrou dos besouros que colecionava e pensou em bichinhos se movimentando pelos fios. Juntou todas as referências da sua infância – insetos, Ultraman, mangá e televisão – para fazer Pokémon. Ash, o protagonista do game e do desenho, leva o nome do criador no Japão: Satoshi.
O parto, entretanto, não foi nada fácil. Da idéia inicial aos cartuchos recordistas de vendagem, seis anos se passaram. Num país em que as novidades tecnológicas chegam às baciadas, o Game Boy, para o qual Pokémon havia sido projetado, já estava prestes a ser jogado no limbo. O próprio Tajiri achava que era tarde demais. Ainda assim, sem muito entusiasmo, a Nintendo resolveu lançar na praça o tal game, com ratos elétricos, gatos biônicos e salamandras incendiárias. Para a surpresa de todos, deu zebra.
- See more at: https://henshin.com.br/2016/08/25/o-criador-das-criaturas-perfil-satoshi-tajiri/#sthash.iAAV6rRC.dpuf

enfurnado em casas de fliperama e não quis saber de fazer faculdade. No início da década de 90, ainda precisava pedir dinheiro emprestado para o pai. Águas passadas. Aos 34 anos, Satoshi Tajiri trabalha em esquema de plantão médico: passa 24 horas seguidas no batente e depois hiberna por 12 horas. “É melhor ficar acordado dia e noite para ter idéias”, explicou Tajiri em entrevista à revista Time. - See more at: https://henshin.com.br/2016/08/25/o-criador-das-criaturas-perfil-satoshi-tajiri/#sthash.iAAV6rRC.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário