Método Masuda


O método Masuda é um termo criado pelos fãs dos jogos de Pokémon, este método pode traduzir-se por ser uma forma mais fácil de adquirir pokémon shinies. Este método foi introduzido na geração IV e continua até aos jogos mais atuais.

Normalmente, a chances de encontrar um pokémon shiny (selvagem ou por encubação de ovos) é de cerca de 1/8192, com o método Masuda esse valor é multiplicado por 5, pelo que as chances aumentam para 5/8192 ou 1/1638, isto na geração IV do jogo. Na geração V esse valor é multiplicado por 6, passando então a possuir chances de 6/8192 ou 1/1365.

Mas como funciona o método Masuda? Bem, tudo funciona através de breed mas com pokémon de diferentes zonas do mundo, ou seja, diferentes versões linguísticas do jogo. Por exemplo usando um Pikachu da versão inglesa do jogo e um outro pokémon do mesmo egg group de uma outra versão, como a francesa, a italiana, a espanhola, a japonesa, ... Dessa forma as chances do novo pokémon vir shiny serão bem maiores.

Irei fazer um esquema para tentar explicar melhor:

Progenitores
Cria
+
                
Progenitores
Cria
+
                

No entanto as trocar dentro do jogo não funcionam como é o caso do Foppa, um Magikarp alemão que lhe é entregue trocando por um Finneon com um NPC (Meister) se você estiver qualquer outra versão que não a alemã. Se estiver jogando a versão alemã será entregue um Magikarp inglês.

Shiny Charm

O Shiny Charm é um item que aumenta ainda mais as chances de encontrar um pokémon shiny na natureza e através de breeding. Usando o Shiny Charm, juntamente com o método Masuda, irá aumentar ainda mais as chances de você encontrar um pokémon shiny quando os seus ovos eclodirem.

Onde encontrar o Shiny Charm nos jogos:


  • Pokémon Black 2 e White 2: Você poderá conseguir o Shiny Charm após concluir a National Dex e falar com a Professora Juniper.

  • Pokémon X e Y: Você poderá conseguir o Shiny Charm após concluir a National Dex e falar com o Professor Sycamore.

  • Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire: Você poderá conseguir o Shiny Charm após concluir a National Dex e falar com o Professor Birch.


Pokémon não necessários para completar a National Dex pois são os que apenas se distribuem por evento:

  • Geração V: 

  • Geração VI:


Curiosidades:

O método Masuda tem este nome pois foi Junichi Masuda que o programou em Pokémon Diamond e Pearl, chegou até a comentar no seu blog.


O pokémon preferido para  fazer o método Masuda é o famoso Ditto japonês (Japonês por ser de mais fácil identificação devido ao nome em japonês) já que pode cruzar com todos os pokémon.

A partir da sexta geração a identificação da região do mundo de onde vem o pokémon ficou muito mais fácil devido a estes estarem identificados com uma pequena sigla que identifica a zona.
  • Japão: JPN
  • Itália: ITA
  • Alemanha: GER
  • Espanha: SPA
  • Francês: FRE
  • Inglês: ENG
  • Coreia: KOR
Na geração quatro usar o método Masuda torna o uso da Everstone inútil visto que falha em aumentar as chances de passar a Nature do progenitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário